segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FISIOTERAPIA

Onte dia 13 do Outubro foi o dia do Fisioterapeuta... Então que tal conhecer um pouquinho dessa profissão?!?!


História

A Fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o homem. Surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais de diminuir uma dor esfregando o local dolorido e evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação, principalmente, das técnicas de exercícios terapêuticos.

A Fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa. Inicialmente executada por voluntários nos campos de batalha, a Fisioterapia acompanhou as grandes mudanças e transformações do século XX e os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, sofisticando e desenvolvendo uma ciência própria e um campo específico de atuação, independente das outras áreas da saúde.

Ainda uma ciência em construção, os paradigmas da profissão se encontram abertos e em franca evolução, sempre em busca de mais conhecimento cientifico, revertendo-o em prol da comunidade.

No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.

Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), que se filiou a WCPT (World Confederation for Physical Therapy), cujo objetivo era buscar o amparo técnico-científico e sociocultural para o desenvolvimento da profissão.
Somente no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentado.

Definição de Fisioterapia

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Fisioterapeuta

Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Especialidades

Apesar de ser uma profissão com vasta área de atuação, as especialidades da Fisioterapia reconhecidas pelo Coffito são:

  • Acupuntura (Resolução Coffito nº 60, 97 e 219)
  • Cardiorrespiratória (Resolução Coffito nº 188)
  • Neuro Funcional (Resolução Coffito nº 189)
  • Quiropraxia e Osteopatia (Resolução Coffito nº 220)
  • Traumato-Ortopédica Funcional (Resolução Coffito nº 260)
  • Esportiva (Resolução Coffito nº 337)
  • Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito nº 351)
  • Dermato-funcional (Resolução Coffito nº 362)
  • Saúde Coletiva (Resolução Coffito nº 363)
  • Onco-funcional (Resolução Coffito nº 364)
  • Urogineco-funcional (Resolução Coffito nº 365)
  • Saúde da Mulher (Resolução Coffito nº 372)


Áreas de Atuação

  • Fisioterapia Clínica: Hospitais e Clínicas; Ambulatórios; Consultórios; Centro de reabilitação.
  • Saúde Coletiva: Programas institucionais; Ações Básicas de Saúde; Fisioterapia do Trabalho; Vigilância Sanitária.
  • Educação: Docência; Extensão; Pesquisa; Supervisão (técnica e administrativa); Direção e Coordenação de cursos.
  • Home Care: Tratamento na casa de cada paciente
  • Outras: Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico

Símbolo




RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002 Dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia e dá outras providências.

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO, na 97ª Reunião, realizada em 2002, aprovou e oficializou o símbolo da Fisioterapia conhecido hoje por todos.

Esse símbolo tem por objetivo ajudar a identificar a profissão, seprando-as das demais e tornando-a única e distinta. Esse símbolo deve ser considerado como um todo, NÃO PODENDO, PORTANTO, ser alterado em suas formas, proporções e cores.

O significado da simbologia, segundo Tribuzy:

A serpente (na Fisioterapia são dois, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) é, há milênios, associada a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. Serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital. Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana, social e profissional.

O raio, com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida. O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz, claridade.

A cor verde simboliza a saúde.

O camafeu está relacionado à capacidade mística de atrair saúde e boa sorte.

Anel: na Grécia e Roma, os anéis eram ofertados como símbolo de honra e louvor por serviços prestados. Nas profissões, os anéis representam os graus, ou seja, evidenciam a qualificação em determinado campo do conhecimento. 

Suas combinações nos remetem a um estado harmônico necessário à reflexão de tudo o que propomos cuja aura é violeta e que tem a capacidade de transmutar a doença em saúde.
Esse conjunto de símbolos, foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o fisioterapeuta como um profissional que serve à Saúde.

Juramento

"
Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social.
Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada."

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário