sábado, 20 de julho de 2013

ANSIEDADE

O que é Ansiedade?
A ansiedade é um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar atento a um perigo iminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. Portanto é um sentimento útil. Sem ela estaríamos vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. É algo que está presente no desenvolvimento normal do ser humano, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas. A ansiedade permite a um ator que estreará uma nova peça, ensaiar o suficiente para ter maior segurança e, conseqüentemente, menor ansiedade; ou então que um jovem se prepare demoradamente e até com vários detalhes irrelevantes para um encontro amoroso. Após algum tempo, a preparação para o encontro com uma antiga namorada se torna quase desnecessária, já que não há mais ansiedade.
A ansiedade é considerada um distúrbio quando ela ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos.

Causas
A ansiedade não surgem na vida das pessoas por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.
A ansiedade pode surgir repentinamente, como no pânico, ou gradualmente, ao longo do tempo, que pode variar de minutos a dias. A duração da ansiedade pode variar de alguns segundos a anos e sua intensidade pode variar do muito leve ao gravíssimo.
Algumas drogas, recreativas ou medicinais, podem provocar sintomas de ansiedade, devido aos seus efeitos colaterais ou à interrupção do seu uso.
Essas drogas incluem:
  • Medicamentos para (TDAH), especialmente anfetaminas
  • Álcool
  • Benzodiazepinas (durante a interrupção)
  • Broncodilatadores (para asma e outros problemas respiratórios)
  • Cafeína
  • Cocaína
  • Remédios para resfriado
  • Descongestionantes
  • Pílulas dietéticas
  • Maconha
  • Nicotina
  • Remédios para tireoide
Uma dieta inadequada, por exemplo, com nível baixo de vitamina B12, também pode contribuir para o estresse e a ansiedade. Em casos muito raros, um tumor na glândula suprarrenal (feocromocitoma) pode causar ansiedade ou sintomas semelhantes ao estresse. Os sintomas são causados por uma superprodução de hormônios responsáveis pela sensação de ansiedade.

Sintomas
Como cada pessoa funciona de forma diferente, com reações químicas exclusivas, o tipo, número, intensidade e freqüência dos sintomas de ansiedade variam de pessoa para pessoa. Por exemplo, uma pessoa pode ter apenas um leve sintoma de ansiedade, enquanto outra pode ter todos os sintomas de ansiedade com nível de gravidade alto.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Os sintomas físicos mais comuns estão relacionados ao peito. Incluem palpitações (percepção de batimentos cardíacos mais fortes ou mais acelerados), dores pulsantes ou lancinantes, sensação de aperto e de incapacidade de inalar ar suficiente e uma tendência a suspirar ou respirar demais
A tensão muscular causa dores de cabeça, espasmos no pescoço, dores nas costas, punhos apertados e incapacidade de relaxar. Inquietação, tremor das mãos e uma sensação de cansaço também são comuns. O formigamento ou um espasmo dos braços segue-se às vezes à hiperventilação.
Os sintomas gastrointestinais incluem boca seca, sensação de soltura, diarreia  náuseas, mudanças do apetite, arrotos constantes e dificuldade para engolir. Alguns chegam até a vomitar ou ter fortes dores que assemelham-se às provocadas por doenças sérias incluem transpiração enrubescimento, palidez, vertigem  cabeça leve, bocejos e uma necessidade freqüente de urinar e defecar. pessoas com ansiedade costumam ter uma sensação constante de que alguma coisa ruim vai acontecer. Podem temer estar com uma doença crônica ou perigosa (medo que é reforçado por seus sintomas físicos) ou preocupar-se com a saúde e a segurança de seus familiares e amigos. O medo de perder o controle também é comum. 
Com freqüência, a ansiedade leva a um aumento da dependência em relação aos demais, irritabilidade, sensação de cansaço e uma tendência a frustrar-se com facilidade. A incapacidade de relaxar pode levar a dificuldades para adormecer e a uma vigília constante durante a noite. Os pesadelos ocorrem com freqüência.
Sintomas estranhos, mas comuns, são a despersonalização (a sensação de estar separado de si mesmo), ou a sensação de irrealidade (a pessoa sente-se separada do mundo). Estes sintomas podem surgir de repente e durar muito tempo, levando algumas pessoas a sentirem medo de estar ficando loucas.


Tratamento
Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
  • Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
  • Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra
  • Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).


A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário