segunda-feira, 6 de maio de 2013

DICAS PARA FUGIR DO SEDENTARISMO


A tecnologia traz para nos um mundo cada vez mais cômodo e confortável. Não precisamos sair de casa para irmos ao banco, e nem comprar comida. Tudo esta ao nosso alcance de forma rápida e eficiente. Entretanto, tanta comodidade se mostra prejudicial à saúde. E mesmo com tantas comodidades uma das desculpas mais frequentes de quem leva vida sedentária é a falta de tempo. Mas as pessoas se esquecem de que, no dia a dia, queimamos calorias em atividades corriqueiras como por exemplo subir escadas, há pessoas que usam o elevador para subir dois andares, ou seja deixam de se exercitar por falta de hábito de praticar exercícios
Uma vida sedentária leva a danos. O movimento é um mecanismo que desencadeia uma série de reações no organismo, essenciais para que o corpo funcione corretamente. As faltas de exercícios somados a uma dieta desequilibrada com excesso de calorias consumidas resultam no ganho de peso, esses hábitos são aceleradores de muitos malefícios ao nosso bem-estar.
A necessidade de gasto energético ao longo do dia é uma forma de prevenir várias doenças, como as doeças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outras. Portanto, qualquer mudança de hábito que faça um indivíduo se movimentar/exercitar  será benéfica.
Para mudar de habito é necessário adequar o exercício as suas características físicas, para isso respeite os limites de seu corpo. Em primeiro lugar as atividades realizadas devem fazer você se sentir bem, sem cansaço excessivo, até que seu corpo se adapte a essa carga. Depois de algum tempo, o praticante terá mais facilidade para realizar essa atividade e, se quiser, poderá aumentar a intensidade ou a frequência.
A recomendação além dos exercícios é uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes, para evitar hipertensão, diabetes e a elevação do colesterol e o que preocupa os cardiologistas é que justamente os idosos, faixa etária mais propensa a problemas cardiovasculares, são os mais sedentários, 57% não se exercitam, enquanto entre os jovens o sedentarismo ocorre em menor porcentagem, só 39% da faixa entre 18 e 24 anos pode ser considerada sedentária.
A população afirma ter conhecimento de que o sedentarismo é perigoso, mas mesmo assim alegam falta de tempo ou de disciplina para iniciarem um programa de exercícios.

Pequenas atitudes podem contribuir para uma vida mais ativa e saudável, vejam algumas dicas:
  • Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos, caminhe um pouco faça alongamentos, ainda que esteja sentado em sua cadeira. Ajuda a relaxar, melhora concentração, melhora fluxo sanguíneo e queima calorias
  • Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada
  • Troque o elevador pela escada até três andares, e desça até cinco, ou mais, se o preparo físico permitir (sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos)
  • Se utilizar ônibus ou metrô desça algumas paradas antes e vá caminhando até seu destino (desde que a segurança o permita)
  • Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão
  • Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passei com o cachorro (150 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora)
  • Caminhar - limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados
  • Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha do Pará)
  • Compras no supermercado - talvez as pessoas não se deem conta de que fazer compras no supermercado, além de consumir tempo, também contribui para combater o sedentarismo. Uma hora fazendo as compras semanais no supermercado significa menos 270 kcal
  • Dance -  dançar uma salsa, ou um merengue, ou forro equivale a menos 605 kcal/hora
  • Escolha uma atividade que você realmente goste para que seja um momento prazeroso na sua vida. O prazer é fundamental para a saúde. Não se esqueça de fazer uma avaliação médica antes de iniciar a prática de atividades físicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário