quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VOCÊ SOFRE COM DORES NAS COSTAS???


Se você já sofreu ou sofre com dor nas costas?? Saiba que isso é muito comum. Diversos fatores provocam o quadro, como genética, obesidade, estresse, ansiedade, medo, depressão, insatisfação, mau relacionamento na empresa, entre outros... contribuem para o agravamento da dor, pois tensionam os músculos da região. Mulheres que se sentem sufocadas em casa ou no trabalho estão duas vezes mais propensas a sentirem essa dor.

Além deles, a má postura também é uma das grandes vilãs. Junto com isso, abandone alguns vícios que vem acumulando e evite crises.

Veja algumas dicas:

1 - abandone o sedentarismo : se exercitar três vezes por semana reduz o risco de desenvolver dores crônicas nas costas. Exercícios fortalecem os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo nos discos da coluna, ajudando-os a resistir à tensão diária. Mas é preciso ter atenção nos exercícios: atividade física realizada sem orientação e o auxílio de um pro­fissional especializado pode agravar as dores. Exercícios praticados dentro d'água têm baixo impacto e são relaxantes.

2 - casa limpa: precisa varrer a sala ou a cozinha uma vez ou outra. Tem pegar no meio do cabo da vassoura nos obriga a curvar o corpo, causando dor. O correto é manter uma das mãos mais acima e deixar a coluna reta. Por esse motivo, sugerimos vassouras com cabos longos.

3 - assista TV: nada de ­ficar largada no sofá. Ao sentar-se, apoie os quadris sobre os ísquios (ossos do bumbum) para alinhar sua coluna vertebral.  Se o sofá da sua casa não permite esse apoio, use uma almofada nas costas para evitar dor nesse local.

4 - deite certo : relaxar em uma cama confortável é mesmo uma delícia. Mas é preciso bons aliados nessa hora.
O colchão deve ter o selo do Inmetro.

O travesseiro:  a altura ideal, e a distância entre o ombro e a base da orelha. Essa distancia corresponde à altura que o travesseiro deve ter para quem deita de lado. E o material deve ser­ firme e manter essa distância enquanto estiver dormindo, sem afundar.

A posição: veja nosso post anterior.

5 - faça um break: quem trabalha muito tempo sentada levantar-se a cada hora, ­ ficar em pé por uns 10 minutos e fazer alongamentos.

6 - trabalhe sem dor: a cadeira ideal é aquela com encosto alto, que se adapta ao comprimento das pernas, se move para cima, para baixo e para os lados. Se a sua é mais simples e muito alta, coloque um apoio nos pés que permita aos joelhos formarem um ângulo de 90º e, se preciso, uma almofada nas costas. Também não é recomendável deixá-la muito baixa para não forçar a lombar. A tela do computador deve fi­car na altura dos olhos e o teclado, na do cotovelo.

Agora, se você ­ fica muito tempo em pé deixe os joelhos levemente ‑flexionados, os pés alinhados e o peso do corpo concentrado nas coxas e distribuído nos pés.

7 - no telefone:  não apoiar o aparelho entre o ombro e o pescoço. Isso deixa a coluna muito torta. Neste caso, considere o uso de um headset.

8 - closet sob medida: as bolsas e sapatos merecem atenção redobrada, pois podem provocar e agravar as dores. O ideal é não abusar dos calçados muitos altos. No dia a dia, pre­fira os baixos, com solas grossas para absorver o impacto.. Já no caso das bolsas, opte por modelos com alças mais longas e carregue-as transpassadas. Mas reveze os lados, se for andar muito. As mochilas são boas alternativas, pois equilibram o peso, mas não devem ter mais de 5% do seu peso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário