segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CERTO E ERRADO DO SONO


Todo colchão é composto de uma parte central  que além de ter elasticidade e bom isolamento térmico, dá suporte a quem dorme e  composto por uma base de sustentação que atua como um grande amortecedor de impactos. É a combinação desses dois elementos que oferece resistência para o apoio confortável do corpo no colchão.
Tão importante quanto o colchão é a postura ao dormir e os hábitos diários, a melhor posição para ter uma boa noite de sono é deitar com a coluna vertebral reta e alinhada.
Esse resultado é possível de duas formas: deitado em posição fetal, com um travesseiro na cabeça e outro entre as pernas ou de barriga para cima com um travesseiro na cabeça e um rolinho embaixo do joelho.

Lembramos que  é preciso encontrar uma posição que não provoque formigamentos. Dormir em cima do braço ou com a mão para fora da cama não é recomendado, já que pode causar tendinite no ombro.

Ver televisão ou levar trabalho e problemas para a cama, também não é nada bom para a saúde da coluna, do corpo e da mente, assim como dormir com mais de dois travesseiros e não fazer nenhuma atividade física durante a semana.


Confira algumas posições:

Certo:

 ü Barriga para Cima: esta posição garante o alinhamento da coluna cervical. Equilibre ainda mais o corpo com a ajuda de um pequeno travesseiro ou rolinho embaixo dos joelhos.


 ü De lado: para ter mais conforto nesta posição, coloque um travisseiro fino entre as pernas e outro ao redor dos braços. Eles garantem maior equilíbrio e ajudam o corpo a ficar reto. Evite contrair as pernas para muito próximas ao peito ou ficar em qualquer outra posição de desconforto para não atrapalhar o sono.

Errado:

X Barriga para baixo: além de dificultar a respiração dormir de bruços pode causar dores no pescoço devido à torção. O mesmo vale para quem dorme de barriga para baixo e com as pernas esticadas.


X Com o braço para fora da cama: dormir com o braço para fora da cama prejudica a circulação do sangue e pode causar formigamentos e até tendinite.


X Travesseiro muito alto: dormir com o travesseiro muito alto fará com que o pescoço fique muito esticado, causando sensação de desconforto e possíveis dores.


X Sem travesseiro ou travesseiro muito baixo: a ausência ou pouca espessura do travesseiro fará com que a cabeça fique mais baixa que o corpo, em desalinho, causando desconforto e dores.













2 comentários: